O balão implantável BioProtect está indicado para pacientes com carcinoma da próstata submetidos a tratamento de radioterapia. Este balão biodegradável fixa a próstata e separa-a do recto, permitindo a irradiação de tumores prostáticos com doses mais elevadas aumentando, simultaneamente, a protecção do tecido rectal saudável.

Espaçadores

  • BioProtect – Balão Implantável

    BioProtect – Balão Implantável

    Este dispositivo permite a execução de técnicas de hipofraccionamento e de elevadas escaladas de dose de forma segura, aumentando o controlo tumoral e reduzindo, drasticamente, as probabilidades de toxicidade rectal de grau 2.

    • Distância segura para a escalada de dose

    Cria uma distância de 1.8 cm entre a próstata e o recto, possibilitando o aumento da escalada de dose e a realização de hipofracionamento. Reduz, drasticamente, o risco de complicações relacionadas com o tratamento.

    • Visivel em TC, Ultra-som e RM

    Os limites do balão são facilmente identificáveis em qualquer modalidade de imagem.

    • Separação reprodutível

    Tratando-se de uma estrutura limitada e com um volume definido assegura, eficazmente, a reprodutibilidade do procedimento.

    • Implantação simples

    A sua implantação transperineal é um procedimento simples, podendo ser executado sob anestesia local ou geral.

    • Biodegradável

    Dentro de 6 meses após a implantação, o balão BioProtect irá degradar-se biologicamente, eliminando assim, a necessidade de extração cirúrgica.

    + info